Fisioterapia pós-Covid-19

A Fisioterapia tem um papel fundamental na recuperação dos doentes de Covid-19, podendo ser realizada ao domicílio ou em ambulatório, sendo que nos casos mais graves deve ser iniciada logo no internamento para garantir uma melhor recuperação a longo prazo.


Após recuperarem do quadro infeccioso, estes doentes podem apresentar frequentemente sintomas como uma baixa condição física, dificuldade respiratória durante as atividades da vida diária, atrofia muscular e distúrbios do foro psicológico.


No período pós-infecção, a fisioterapia poderá contribuir para a melhoria da capacidade respiratória e aumento da condição física, assim como facilitar uma recuperação completa de cada indivíduo através de exercícios para trabalho de expansão torácica e reequilíbrio dos músculos respiratórios. 


É recomendado que os doentes graves recuperados de COVID-19 que ainda apresentem disfunção respiratória ou muscular periférica após a alta hospitalar realizem fisioterapia respiratória.


As sessões de fisioterapia podem também englobar técnicas de reeducação postural, de forma a corrigir as alterações provocadas pelo internamento prolongado, assim como um aumento da resistência e força muscular, de forma a que a adaptação dos utentes às atividades quotidianas seja mais célere.


O Fisioterapeuta, como parte integrante das equipas multidisciplinares, tem um papel relevante na avaliação e tomada de decisão personalizada sobre a intervenção em casos pós-COVID-19, através da promoção da tolerância ao esforço, da sua atividade física e da funcionalidade.


Esta intervenção poderá ser útil em doentes recuperados de COVID-19 após a alta hospitalar ou convalescença domiciliária, integrando a pessoa na sociedade o mais rapidamente possível.

Marque já a sua consulta!

Teremos todo o prazer em recebê-lo(a) neste mundo de Fisioterapia com Qualidade!

Share by: