Fisio One
Parcerias
Galeria
Localização / Contactos

Cinesioterapia Respiratória (crianças e adultos)

A Cinesioterapia Respiratória visa a libertação das secreções que causa a obstrução das vias aéreas centrais e periféricas e a promoção da função respiratória normal de uma forma eficaz.
É aplicada em todas as idades sendo que devido às particularidades do seu aparelho respiratório, as crianças e bebés estão mais expostas a infecções respiratórias que podem ter consequências graves para a sua função respiratória.
Diversas são as etiologias responsáveis pela acumulação de secreções. Nas crianças a fisioterapia respiratória aplica-se principalmente nas seguintes patologias:

• Bronquiolite;
  • Bronquite;
  • Fibrose quística;
  • Síndrome de imobilidade ciliar;
  • Pneumonia;
  • Atelectasias;
  • Infecções respiratórias;
  • Rinite alérgica;
  • Sinusite;
  • Bronquiectasias;
  • Asma Brônquica.

Em pediatria, as bases das técnicas de fisioterapia estão muito próximas às empregadas para os adultos. A diferença importante situa-se na adaptação da idade mental e física do paciente.
Em geral, são utilizados:
- Aerossóis;
- Ventilação dirigida e controlada: Expiração Lenta e Prolongada;
- Pressões vibrações associadas ou não a uma aceleração passiva do fluxo expiratório;
- Técnicas de tosse provocada ou voluntária. O choro da criança facilita a subida de mucos e provoca uma tosse eficaz;

- Técnicas de evacuação: aspiração por via bucal e nasal.